O que é o Novembro Azul e como ele começou?

Durante o mês de Outubro rolou a Campanha Outubro Rosa (que já explicamos por aqui). Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.

Deficientes visuais e pessoas com pouco tempo para leitura (e qualquer outra pessoa que quiser) podem ouvir o áudio do texto no player abaixo.

COMO ELE COMEÇOU E POR QUÊ O SÍMBOLO É UM BIGODE?

No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.

Símbolo da Campanha No Shave November

Símbolo da Campanha No Shave November

Hoje a campanha já é mundial, inclusive o bigode se tornou pouco para os participantes. Atualmente é comum o movimento levar o nome de “No Shave November” que seria, em tradução livre, Novembro sem se barbear. Durante esse período os envolvidos cultivam não mais só o bigode, mas também a barba. Alguns países continuam com o nome original (Movember ou No Shave November) e alguns – como o Brasil – utilizam o nome Novembro Azul, já que além do bigode a cor azul é símbolo da Campanha. A ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar os “desentendidos” curiosos do motivo e então a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.

NO BRASIL

Novembro-Azul-659x659Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

  • Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.
  • Um em cada seis homens é alvo da doença.
  • Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.
  • Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.
  • É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.

Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. E 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.

Mas, quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

PREVENÇÃO

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.Novembro Azul

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

  • Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.
  • Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.
  • Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.
  • Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.
  • Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Assim como no Outubro Rosa, deixamos aqui no fim do post várias imagens de maravilhas vestindo a cor da campanha:

 

Torre Eifel, Paris

Torre Eifel, Paris

Palácio Itamaraty, Brasília

Palácio Itamaraty, Brasília

Palácio do Planalto, Brasília

Palácio do Planalto, Brasília

Monumento as Bandeiras, São Paulo

Monumento as Bandeiras, São Paulo

Memorial JK, Brasília

Memorial JK, Brasília

Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Elevador Lacerda, Salvador

Elevador Lacerda, Salvador

Estadio do Pacaembu, São Paulo

Estadio do Pacaembu, São Paulo

Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, São Paulo

Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, São Paulo

Igreja da Penha, Rio de Janeiro

Igreja da Penha, Rio de Janeiro

Congresso Nacional, Brasília

Congresso Nacional, Brasília

Catedral em Canelas, Rio Grande do Sul

Catedral em Canelas, Rio Grande do Sul

Câmara Municipal, Rio de Janeiro

Câmara Municipal, Rio de Janeiro

 

Quer participar de um desafio?

DESAFIO NOVEMBRO AZUL

O Psicologia para Curiosos convida VOCÊ a apoiar o novembro azul e espalhar a conscientização de forma descontraída. Basta aceitar nosso desafio. A ideia é postar um vídeo realizando essas três etapas:

  1. Citar 3 coisas novas que você aprendeu sobre o Novembro Azul
  2. Cumprir 3 desafios (sorteando-os) dos 15 desafios totais.
  3. Desafiar outras pessoas a realizarem o Desafio Novembro Azul.

Etapa extra: Claro pessoal, dar os créditos e indicar que foi o site Psicologia para Curiosos que criou o desafio, para que mais pessoas possam chegar até ele e realizá-lo.

Desafio Novembro AzulPara a primeira etapa você pode retirar dados desse post mesmo ou procurar em qualquer outra fonte que desejar, sem problema. O importante é falar sobre o tema e conscientizar.

Para a segunda etapa você deve escrever os 15 desafios a seguir (ou apenas o número referente a eles para poder conferir depois) em papeizinhos. Então sorteie 3 desses papeizinhos e realize os desafios sorteados em vídeo.

Os desafios são:

1) Desenhar um bigode no rosto (se ja tiver pintá-lo de azul)

2) Cantar uma música que tenha a palavra azul ou blue

3) Achar um objeto azul na sua casa

4) Ligar para alguém conhecido e falar da importância do exame de toque

5) Fazer uma maquiagem azul

6) Pintar as unhas de azul (se não tiver esmalte, com canetinha mesmo)

7)Ligar para um número qualquer e falar sobre a campanha Novembro Azul

8) Desafio da verdade: contar algo importante que aconteceu em um mês de novembro

9) Falar “bigode” em 5 idiomas

10) Deixe o bigode crescer esse mês ou convença um amigo a deixar crescer

11) Invente um poema com as palavras azul, bigode e novembro

12) Faça um jingle para a campanha

13) Poste uma foto falando sobre a campanha em uma rede social

14) Faça um desenho ilustrando a campanha 

15) Fale “novembro azul” em 3 idiomas fora o português

 Quando forem postar o vídeo, postem com o título de Desafio Novembro Azul, para que nós possamos encontrá-los também.

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario

  • Juliana

    ADOREI! =D Que história legal. E divertido o desafio no final =D

  • Giulia leite

    Amigaa tá demais seu blog! Amei o desafio, muito criativo! Beijos giulia