O que é o Outubro Rosa e como ele começou?

Deficientes visuais e pessoas com pouco tempo para leitura podem ouvir o áudio do texto no player abaixo.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial de luta contra o câncer de mama. Ele visa informar sobre formas de prevenção e a importância dos autoexames regulares. O câncer de mama é uma doença que toda mulher (e até os homens) está sujeita a ter, mas se descoberta logo no inicio, o tratamento pode ser bem menos invasivo e traumático.

Mas como assim homem também tem?

Sim! Nos meninos, os hormônios produzidos pelos testículos não deixam o tecido mamário se desenvolver muito. Isso diminui bastante o risco de desenvolver o câncer de mama, mas não torna os homens imunes, por isso é importante que os rapazes também fiquem atentos.

 

SOBRE A PREVENÇÃO

Não existe uma forma garantida de prevenir o câncer de mama pela multiplicidade de fatores que envolvem esse diagnóstico. Mas algumas coisas podem aumentar um pouco sua segurança.

  • Uma alimentação saudável e nutritiva pode reduzir consideravelmente as chances de câncer
  • Evitar a alta ingestão de bebidas alcoólicas também é um método preventivo. Mulheres devem se limitar a apenas um drinque por dia.
  • A prática de atividades físicas é uma grande aliada. Tente exercitar-se ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.
  • Controle seu peso corporal e evite a obesidade
  • Para as mamães: amamente seu filho por pelo menos 6 meses. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Claro que isso tudo não garantem imunidade a ninguém, mas estudos dizem que essas práticas podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama.

OS EXAMES

É de SUMA IMPORTÂNCIA que todas as mulheres, de todas as idades façam autoexame regularmente, AO MENOS uma vez por mês. Notando qualquer anomalia em sua mama, procure prontamente um profissional da área.

Como fazer o Autoexame

Como fazer o Autoexame

Mulheres com mais de 40 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Enquanto as mulheres com mais de 50 anos deve fazer uma mamografia a cada 2 anos pelo menos.

Tá, mas esse aqui não era um site de curiosidades?

Tudo bem, tudo bem. Existem sim algumas curiosidades sobre o tema.

A campanha começou em 1990, em Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou a primeira corrida para arrecadar fundos e informar sobre o câncer de mama. Todos os participantes da corrida levavam no peito um laço rosa, que ainda hoje é o símbolo da campanha.

Essa corrida continuou acontecendo anualmente, mas só em 1997 é que outras instituições e cidades dos Estados Unidos decidiram participar da campanha e criaram o Outubro Rosa. As ações tinham (e tem até hoje) o objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Essa sensibilização era feita apenas com os laços no inicio, mas logo surgiram desfiles de moda com sobreviventes do câncer de mama, partidas de boliche e decoração de monumentos públicos.

No Brasil a coisa demorou um pouco para se popularizar. A primeira ação pública vista foi só em 2002, quando foi feita a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (ou Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo. Porém, hoje em dia a coisa já se espalhou e podem-se ver campanhas em diversas cidades. E, convenhamos, os monumentos ficam LINDOS decorados de rosa, não é mesmo?

Encerramos esse post com algumas dessas maravilhas vestindo a cor da campanha:

Cataratas em Foz do Iguaçu – Paraná

Catedral. Brasília, Brasil

Catedral. Brasília, Brasil

Monumento às Bandeiras. São Paulo, Brasil

Monumento às Bandeiras. São Paulo, Brasil

Masp. São Paulo, Brasil.

Masp. São Paulo, Brasil.

Elevador Lacerda. Salvador, Brasil.

Elevador Lacerda. Salvador, Brasil.

Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil.

Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil.

Congresso Nacional. Brasília, Brasil.

Congresso Nacional. Brasília, Brasil.

Ópera de Arame. Curitiba, Brasil

Opera House. Sidney, Austrália.

Opera House. Sidney, Austrália.

Jardim Botânico. Curitiba, Brasil

Jardim Botânico. Curitiba, Brasil

Torre de Pisa. Pisa, Itália

Torre de Pisa. Pisa, Itália

Torre Eifel. Paris, França

Torre Eifel. Paris, França

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario