Séries sobre Psicologia

A importância do trabalho do psicólogo tomou um espaço grande na rotina das pessoas, e também na televisão. Em alguns canais, são exibidas séries que abordam a relação terapeuta-paciente e a vida pessoal do psicólogo.
Isso é interessante pois, a sessão de terapia com o psicólogo é, normalmente, o lugar onde os pacientes depositam seus segredos, medos, angústias e alegrias. Dificilmente o que é dito no setting terapêutico é levado pelo paciente (e pelo psicólogo) para fora dali. É aí que entram as séries para dar conta da nossa imaginação e curiosidade sobre o que ocorre ali dentro. Colocamos aqui 5 séries que simulam, tanto de forma dramática como em forma de humor, o que é passado dentro do consultório com os terapeutas e pacientes. Hoje vamos falar de séries sobre Psicologia

Deficientes visuais e pessoas com pouco tempo para leitura (e qualquer outra pessoa que quiser) podem ouvir o áudio do texto no player abaixo.

SÉRIES SOBRE PSICOLOGIA

  • Sessão de terapia e In Treatment

Ambas têm o roteiro parecido, na verdade Sessão de Terapia, série brasileira exibida pela GNT, foi baseada na série americana In Treatment, que é exibida pela HBO e, por sua vez, é baseada em outra série, a Israelense Be’Tipul.
series-sobre-psicologia-in-treatmentTodas elas se passam no ambiente de terapia, onde a cada dia da semana o episódio mostra o atendimento do psicólogo com um paciente diferente, trazendo ao público o drama vivido por cada um deles. Em sessão de terapia, os episódios que são exibidos as sextas-feiras abordam o atendimento de supervisão, no qual o profissional é analisado por outro psicólogo para avaliar o envolvimento com os pacientes e problemas pessoais.
As duas séries mostram certa variedade de comportamentos e problemas humanos e a importância do psicólogo para desconstruir e/ou desenvolver essas questões.
Além disso, é abordado um tema menos comum, de que as vezes o psicólogo não consegue ajudar o paciente. Isso pode acontecer tanto nos casos em que o paciente não está disposto a colaborar com as sessões, ausentando informações ou omitindo sensações e sentimentos que na verdade teriam grande relevância, como também nos casos em que psicólogo e paciente não conseguem ter uma boa relação.
series-sobre-psicologia-sessao-de-terapiaUm bom exemplo (TRECHO PODE CONTER SPOILER!)  é na primeira temporada de Sessão de Terapia, quando o psicólogo Theo (Zécarlos Machado) não consegue se entender com seu paciente Breno (Sergio Guizé). Breno é um atirador de elite que em um erro durante uma operação na favela acaba matando uma criança. Ele procura o terapeuta mas omite nas sessões o seu sentimento de culpa pelo erro, age com agressividade e é arrogante. Theo não consegue separar o lado pessoal da terapia, e sente dificuldade em analisar outros fatores que atormentavam Breno. Esse paciente acaba cometendo suicídio no final da temporada e Theo se sente culpado por não ter percebido as ideações suicidas em seu paciente.

  • Psi

A série, assim como Sessão de Terapia, é de direção brasileira e seu roteiro foi baseado em dois romances de Contardo Calligaris (psicanalista e escritor italiano): Conto do Amor e A Mulher de Vermelho e Branco.

series-sobre-psicologia-psi
A série narra a vida do psicólogo Carlos Antonini (Emílio de Mello) dentro e fora do consultório. Antonini trata de pessoas com traumas e com questões da sociedade moderna, passando por automutilação e pessoas que gostam de fazer sexo de risco (para-suicídio) expondo-se à aids. Além de trabalhar como terapeuta, o protagonista faz serviços de investigação, por conta própria, de casos de crimes e outros casos complexos da grande São Paulo. A série pode ser interessante pois junta com a psicanálise esses casos inusitados que atraem a curiosidade humana.
A série é exibida pelo canal HBO, já tem 2 temporadas completas. A terceira vai estrear em 2017.

  • Mental

series-sobre-psicologia-mentalMental conta a história do Dr. Jack Gallagher (Chris Vance), um psiquiatra jovem com uma mente brilhante que assume a diretoria da área de Psiquiatria em um hospital de Los Angeles.
A série mostra o dia a dia dentro da ala psiquiátrica e a alta capacidade que Gallegher tem de entender a mente humana. Mesmo ele não respeitando as regras estabelecidas, seus pacientes sempre saem muito satisfeitos, pois os tratamentos dele costumam ser eficazes.
É uma série de 2009 exibida pela Fox americana e tem apenas uma temporada, foi cancelada por não ter um bom nível de audiência.

  • Awake

Série Norte-americana, retrata a vida do detetive Michael Britten (Jason Isaacs), que após um acidente de carro vive em duas realidades paralelas, em uma realidade a mulher de Britten morreu no acidente de carro, na outra quem morreu foi seu filho Rex. Em cada realidade ele tem um psiquiatra diferente, e ambos acreditam que a realidade oposta não é a verdadeira, deixando Britten confuso e inseguro, causando dúvidas sobre a sua sanidade mental.

series-sobre-psicologia-awake
A série pode deixar o telespectador curioso para saber qual é a realidade verdadeira em que vive Britten, tentando encontrar sinais no que os terapeutas falam e como analisam o personagem.
Awake possui apenas uma temporada e foi exibida na NBC em 2012.

  • Web Therapy

series-sobre-psicologia-web-therapyA série é de humor e retrata a nova prática de terapia da psicóloga Fiona Wallice (Lisa Kudrow), que é uma péssima ouvinte e uma pessoa atrapalhada. Fiona encurta as terapias para 3 minutos, ela acredita que assim o paciente vai falar somente o que é realmente relevante nas sessões, esperando resultados mais rápidos.
As sessões são feitas pela internet, através de webcams, e são gravadas na esperança de atrair investidores para tornar sua nova técnica uma opção de terapia a nível mundial.
Os episódios eram publicados semanalmente no site da série, mas o canal americano Showtime começou a exibi-los em 2011. A série tem 4 temporadas.

E aí, qual dessas séries você assistiria para matar um pouco a curiosidade sobre o trabalho de um psicólogo?
Lembra de mais alguma série que simula a psicoterapia? Conta pra gente!

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario