Você sabe qual é o país com o maior número de suicídios?

Você saberia dizer qual é o país com o maior número de suicídios? Vote na nossa enquete para saber se você acerta a resposta e depois desça para ler o post e saber a resposta certa.

Qual é o país com o maior índice de suicídio?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Depois de votar desça a página para saber a resposta correta

A resposta certa é a Índia. A Índia é o país com maior número de suicídios por ano. É interessante, pois muito ouvimos falar sobre os altos índices de suicídio no Japão ou França. Mas será que estamos prestando atenção a nossa volta?

Pesquisa da OMS

No ano passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez o primeiro relatório global sobre o suicídio, intitulado “Preventing Suicide: a global imperative”. A ideia é informar sobre as taxas de suicídio, suas causas e as possibilidades de prevenção. Segundo os autores, pouco se fala sobre o suicídio, pois há um grande tabu envolvido. Mas falar abertamente sobre o tema possibilita a criação de estratégias de prevenção para esse grande problema de saúde pública. A OMS pretende com essa conscientização diminuir em 10% essas taxas até 2020.

As pesquisas que foram realizadas apontam que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Sendo ele a segunda maior causa de morte global em jovens entre 15 e 29 anos. Os dados continuam a impressionar: a cada ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio.

Cerca de 75% desses casos se dão em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Isso devido à pressão e ao estresse que os problemas socioeconômicos causam, além dos problemas com a violência, violência doméstica e conflitos de guerra nesses países. Os casos nos países desenvolvidos normalmente tem relação com transtornos mentais ocasionados pelo abuso de álcool ou depressão. A OMS aponta ainda que grupos vulneráveis como imigrantes, índios, homossexuais e transgêneros apresentam índices ainda maiores que a média.

As taxas variam muito de país para país. Isso, é claro, se deve a uma série de fatores sociais, culturais, econômicos e religiosos. Mas nos países em que a situação é mais crítica, as taxas de suicídio chegam a ser 40 vezes maiores do que nas áreas menos afetadas. Uma diferença alarmante.

O ranking dos 10 países com maior número de mortes em um ano seria esse:

1º – Índia (258.075 suicídios)
2º – China (120.730)
3º – Estados Unidos (43.361)
4º – Rússia (31.997)
5º – Japão (29.442)
6º – Coreia do Sul (17.908)
7º – Paquistão (13.377)
8º – Brasil (11.821)
9º – Alemanha (10.745)
10º – Bangladesh (10.167)

O Brasil apareceu em oitavo lugar no Ranking de países com maiores casos de suicídio (11.821 casos, sendo mais de 9.000 desses, homens). Apesar de ser um número grandioso, se considerarmos o tamanho populacional de nosso país, notaremos que essa taxa corresponde à metade da média mundial.  Então devemos levar em conta a taxa média brasileira (5,8 casos em cada 100 mil habitantes), que é metade de média mundial (11,4 a cada 100 mil pessoas). Estamos ainda muito abaixo de outros países da América do Sul. Como Argentina (10,3 casos em cada 100 mil habitantes), Bolívia e Chile (ambos com 12,2 casos em cada 100 mil habitantes), Uruguai (12,1 casos em cada 100 mil habitantes) e Equador (9,2 casos em cada 100 mil habitantes).

Assim sendo, o Brasil encontra-se na 112° posição nessa lista da OMS em taxas de suicídio. 

A lista dos 10 países com maiores casos de suicídio a cada 100 mil habitantes é a seguinte:

1° – Guiana (44,2 casos a cada 100 mil habitantes).
2° – Coréia do Sul (22,8 casos a cada 100 mil habitantes)
3° – Sri Lanka (28,8 casos a cada 100 mil habitantes)
4° – Lituânia (28.2 casos a cada 100 mil habitantes)
5° – Suriname (27,8 casos a cada 100 mil habitantes)
6° – Moçambique (27,4 casos a cada 100 mil habitantes)
7°/8° – Tanzânia (24,9 casos a cada 100 mil habitantes)
7°/8° – Nepal (também com 24,9 casos a cada 100 mil habitantes)
9° – Cazaquistão (23,8 casos a cada 100 mil habitantes)
10° – Burundi (23,1 casos a cada 100 mil habitantes)

Por mais que a Índia, onde o suicídio é ilegal, seja campeã em números de mortes por suicídio, a taxa seria de 11 casos de suicídio a cada 100 mil pessoas (11° lugar na lista acima). Enquanto na Guiana há 44 casos a cada 100 mil pessoas. Isso torna a Guiana o país com maior índice de suicídio em termos proporcionais.

Então não precisamos nos preocupar com o Brasil? Precisamos SIM! Por mais que as taxas sejam menores por aqui, ainda há diversos casos de suicídio e muitos dele podem ser prevenidos com estratégias e campanhas adequadas.

Para a OMS, ao começarmos falar sobre isso e desfazermos o tabu envolvido, será mais fácil Suicídio Remédiosprevenir esse tipo de morte. Além disso, os países devem estabelecer uma estratégia de prevenção. Atualmente apenas 28 países do mundo possuem tais planos preventivos. Tal plano deve restringir acesso a meios utilizados para o suicídio (como armas, pesticidas e medicamentos fortes), informar a população para que possam cuidar de seus próximos e fomentar a capacitação de profissionais da saúde, educação e segurança.

No Brasil, algumas associações como a Associação Brasileira de Psiquiatria apoiam e divulgam a campanha setembro amarelo, que tem o dia 10 de setembro como dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, conscientizando e convidando as pessoas a mobilizarem-se pela prevenção das mortes por suicídio. Mas, seria isso o suficiente ou ainda temos um grande percurso para percorrer?

Você pode acessar o relatório completo a OMS clicando aqui: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/131056/1/9789241564779_eng.pdf?ua=1&ua=1

 

REFERÊNCIAS

World Health Organization, Preventing Suicide: a global imperative, 2014.

 

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario

  • Luiz

    É preciso ter um pouco mais de inteligencia com as estatísticas. No ranking a cada 100 mil/hab o Brasil esta na 73o posição.

    • Psicologia Para Curiosos

      Com certeza, Luiz. É por isso que no texto falo que ” se considerarmos o tamanho populacional de nosso país, notaremos que essa taxa corresponde à metade da média mundial”.

      • Luiz

        Entendo. Porém vi que a maior ênfase do texto foi dada a países com maior quantidade de homicídios. Uma estatística que não serve pra nada. Visto que é bastante lógico que os países com mais população terão as maiores quantidades não só em homicídios mas em tudo. Se quisermos fazer entender de um olhar mais profundo a fim de ajudar a resolver o problema, precisamos dos índices por quantidade de pessoas locais. Aí sim estaremos direcionando nossa capacidade de entendimento. Pesquisas como ” Você sabia que a China esta entre os países com o maior numero de automóveis” é um tanto infantil. Mais aprofundamento pra ser mais útil. Obrigado pela oportunidade.

        • Psicologia Para Curiosos

          Luiz, realmente, você tocou num ponto realmente interessante sobre o qual eu não havia me alertado antes. O texto parecia tender as estatísticas em números apenas. Por isso é importante diversos olhares que compartilhem conhecimentos e ideias. 😀
          O texto já foi alterado. Agradeço o toque.

        • Luiz

          Para Psicologia Para Curiosos. É louvável seu comprometimento. Receba minha admiração.